Como a legislação define que o dia de eleição é feriado, mas o comércio de Santa Maria não pode abrir em feriados se não houver acordo entre os sindicatos patronal e de trabalhadores, o Sindilojas Região Centro está orientando os lojistas do comércio a não abrir neste domingo, de 1º turno, usando mão de obra. Nesse caso, a lei só permite que abram em feriados as lojas em que a mão de obra é apenas de proprietários e familiares, que é o que será permitido neste domingo.
Hospital Universitário de Santa Maria agora tem ponto para descarte de lixo eletrônico
Além disso, podem abrir com mão de obra outros tipos de estabelecimentos, como cinemas, farmácias, empreendimentos de lazer, lanchonetes e restaurantes. Nos shoppings, são esses tipos de empreendimentos que devem abrir neste domingo em Santa Maria. Já os supermercados não abrem.
A partir de hoje, Feirão da Gare terá novidades
Porém, para o domingo do 2º turno das eleições, em 28 de outubro, o Sindilojas tentará um acordo para liberar o uso de mão de obra e a abertura geral das lojas em Santa Maria. A reunião será hoje. Em convenção assinada este ano, ficou liberada a abertura, com mão de obra, nos feriados de 31 de maio, 7 de setembro (já passados), 12 de outubro e 8 de dezembro de 2018.